Independência do Brasil? Para a Nação Tricolor, o Sete de Setembro passou a ser conhecido como a data de Independência do Bahia.

Neste dia, no ano de 2013, milhares de torcedores tricolores puderam votar pela primeira vez em 82 anos de história para escolher o presidente do Esquadrão de Aço, com direito a urna eletrônica e fiscalização do Tribunal Regional Eleitoral.

Um novo ar democrático pôde ser respirado no clube.

Antes, em agosto, numa outra votação histórica na Fonte Nova, mais de 3 mil sócios aprovaram o novo Estatuto azul, vermelho e branco –o mais revolucionário do Brasil, com medidas como remuneração para o presidente e aplicação da Lei da Ficha Limpa, além da tão sonhada eleição direta.

Desde então, o Conselho Deliberativo passou a ser formado de maneira plural e a se reunir com uma frequência jamais vista.

O primeiro Conselho Fiscal efetivamente democrático do Bahia foi eleito. O balanço, as metas e o orçamento do clube foram apresentados.

No dia 13 de dezembro de 2014, Marcelo Sant’Ana foi eleito o primeiro presidente eleito de maneira direta e democrática para um mandato completo de três anos no Bahia. A gestão vai até o final de 2017, quando haverá nova eleição. E só quem é Sócio Esquadrão poderá participar.


© 2019 - ESPORTE CLUBE BAHIA CNPJ: 15.193.923/0001-84